Vale a pena abrir uma hamburgueria, e o momento é agora.

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Em 2023, o faturamento do setor de delivery chegará a U$4 bilhões – uma alta de 65% -, segundo uma pesquisa da Statista. Os aplicativos de delivery são cada vez mais reconhecidos, e a demanda por lanches aumenta a cada ano. O Brasil ainda é uma criança quando o assunto é hambúrguer, e quem está começando agora será pioneiro no segmento, podendo alcançar um faturamento de até R$80 mil reais mensais.

O que define o sucesso no planejamento e execução do seu negócio é a forma como você prioriza certos fatores, sendo imprescindíveis para chamar a atenção para seu estabelecimento e consolidar a marca. São eles a gestão, o atendimento, e o fornecedor.

Nesse artigo, você vai passar pelos seguintes tópicos:

  1. O que você precisa saber antes de abrir uma hamburgueria
  2. Como abrir uma hamburgueria
  3. Quanto investir em uma hamburgueria
  4. Qual o faturamento de uma hamburgueria
  5. Como conseguir mais lucro com uma hamburgueria

 

O que você precisa saber antes de abrir uma hamburgueria

Você precisa entrar nesse negócio com a mente aberta. Eu sei que muitos estão buscando uma fonte de renda mais rápida, que não exija CLT, ou simplesmente querem ser donos do próprio negócio, mas para prosperar tendo uma hamburgueria, seu plano de negócios deve estar muito bem estabelecido.

Aspectos como localização, público-alvo, concorrência e fornecedores devem estar bem definidas para sua gestão ser mais fácil e livre de situações inesperadas. As regras burocráticas precisam estar muito bem cumpridas para não comprometer a imagem do seu negócio, e o seu marketing deve vir em primeiro lugar se quer estar entre os principais spots da sua cidade.

Outro ponto importante é a forma como você conduzirá o negócio. Se você for uma pessoa muito voltada a negócios, mas não leva tanto jeito com pessoas, precisa desenvolver essa habilidade. Lembra da vez em que foi em um restaurante buscando relaxar, comer uma boa comida, e aproveitar com colegas, mas acabou sendo mal atendido? Você lembra exatamente do lugar, do rosto da pessoa, e da maneira que se sentiu. É exatamente por isso que o dono precisa dar o exemplo!

Para completar, saiba usar seu dinheiro. No início, tudo será um investimento, e quando as coisas começarem a caminhar, você terá um caixa semanal de brilhar os olhos, mas não deve se esquecer das contas que precisam ser pagas, e do investimento que ainda pode fazer no estabelecimento. Criar uma boa iluminação, mudar as cadeiras, comprar bons alto-falantes, coisas que fazem muita diferença na experiência do consumidor, e que você só vai conseguir alcançar se souber trabalhar com seu lucro.

 

Como abrir uma hamburgueria

Na hora de planejar seu negócio, tudo é um grande sonho, até chegar a parte burocrática. Normas, vigilância sanitária, permissões e licenças são necessárias para o terreno, para o estabelecimento, para contratar funcionários, e para produzir os lanches, mas existem dois caminhos para isso: o delivery ou a loja física.

O caminho mais prático para aqueles que querem começar, mas não têm tanto dinheiro para investir, ou não têm certeza se esse é o negócio ideal, é começar através de delivery. 

Você primeiro precisa das licenças:

  • Registro na Junta Comercial
  • Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ) 
  • Registro na prefeitura municipal para obter o alvará de funcionamento
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; e registro no Corpo de Bombeiros Militar para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.
  • Além das regulamentações da Anvisa (saiba mais aqui).

Após, você cria um produto de altíssima qualidade dentro da sua própria casa, diferenciando na hora da entrega para garantir um ótimo lanche até chegar na porta da casa do seu cliente, e trabalha com foco no marketing da sua empresa, sem precisar de muitos funcionários e equipamentos.

Para você ter uma ideia, temos clientes que chegam a vender 1000 lanches por semana fazendo-os em sua própria cozinha. Para isso, é necessário mostrar sua marca nas redes sociais, saber procurar bons fornecedores, e organizar sua rotina e espaço para que tudo seja feito com agilidade, qualidade, e segurança.

Agora, se você quer ter seu próprio espaço para as pessoas visitarem, você pode seguir o passo-a-passo feito pelo SEBRAE, onde se tem uma ideia de quais caminhos precisará percorrer, e quanto precisará desembolsar para criar o ambiente perfeito na hora de atrair consumidores. De forma geral, o processo precisará seguir o mesmo foco, tendo um bom atendimento, uma boa gestão, e bons fornecedores.

Para você que já tem uma hamburgueria, mas quer expandir sua cartela de clientes, melhorar sua imagem nas redes sociais, e descobrir como elevar seu lucro mensalmente, clique aqui para falar com a gente.

 

Quanto investir em uma hamburgueria

Isso vai variar exclusivamente do seu objetivo e poder aquisitivo no momento. De R$500 a R$700 mil, existe uma infinidade de formas diferentes de se investir. Tudo precisa estar planejado dentro do seu plano de negócios, se será somente delivery, ou terá um local para receber clientes, qual será seu público-alvo e localização, como as entregas funcionarão…

Uma boa forma de definir isso é através da definição da persona. Que tipo de clientes você quer ter? Qual seria o seu cliente ideal? De alto poder aquisitivo? De médio? Quais as razões para ele ir até você? Tem filhos? Qual a idade? Profissão? Onde mora? Pergunte-se o máximo possível para então definir que tipo de estabelecimento você quer ter, com que princípios vai trabalhar, o tema, a localização, os produtos, a música, as bebidas… quanto melhor você definir o seu cliente ideal, mais fácil será calcular os gastos para atrair esse tipo de pessoa. 

Após definido, entre em contato com arquitetos, fornecedores, consultores e chefs para estimar uma média de custos para produzir o ambiente ideal. Mas não se preocupe! Caso não tenha como investir tanto logo no início, mas queira alcançar esse público mais elevado, você pode pensar em começar aos poucos, investindo ao máximo em diferenciação através da qualidade dos seus produtos, e na imagem do seu negócio nas redes sociais. Ao longo dos meses, trabalhando bem com seu lucro, você já será capaz de investir até chegar no objetivo final, podendo inclusive criar uma grande marca e iniciar novas franquias ao redor do país e do mundo.

Tudo é questão de planejamento e visão. Lembrando que no final, seu preço não será apenas um número, mas um conjunto de valores agregado no final de uma boa experiência, que fará seu cliente retornar.

 

Qual o faturamento de uma hamburgueria

De uma forma breve, o faturamento de uma hamburgueria pode variar dependendo do tamanho do estabelecimento. Para empresas menores, que estão iniciando, o faturamento pode começar a partir de R$3 mil reais, avançando até as médias e grandes empresas que chegam a um faturamento de até R$80 mil reais.

Para a segunda opção ser uma realidade para você, é necessário ser pé no chão e ter um controle extremamente cuidadoso do financeiro, reinvestindo grande parte em campanhas de marketing, ambiente físico, padronização dos produtos, e consolidação da sua identidade visual.

É sempre bom lembrar também que, para se criar um grande estabelecimento, você precisa ter a mente aberta para os primeiros anos de consolidação no mercado. Grandes empresas trazem consigo grandes responsabilidades e dívidas, pois há maior quadro de funcionários, há maior conta de luz e água, há despesas de manutenção do seu local físico, a reposição do estoque e a gestão do marketing, afinal, sem marketing, sua hamburgueria não terá como crescer.

Dessa forma, se você for uma pessoa capaz de trabalhar com paciência e que conseguirá reinvestir seu retorno nos primeiros anos, a sua capacidade de crescimento será absurda, e estamos falando aqui de um faturamento anual que pode chegar a quase R$1 milhão! Sem sombra de dúvidas, essa é uma grande jornada que vai exigir de você bastante planejamento e pé no chão, mas que será recompensador em um período de tempo pequeno, se comparado a outros ramos de negócio.

 

Como conseguir mais lucro com sua hamburgueria

Agora, se você já abriu, já investiu, já testou vários produtos, mas não está vendo um aumento proporcional nas suas vendas, você precisa sentar para analisar suas estatísticas, e ser honesto consigo mesmo. Quais são os fatores com os quais você mais anda perdendo tempo? Está conseguindo delegar tarefas que são possíveis de serem realizadas por outros, para que você possa focar em crescimento?

Existem alguns pontos importantes na hora de lucrar mais com a hamburgueria, após consolidar os principais pilares da empresa. Isso engloba gestão, produto, ambiente, marketing, e análise de estatísticas e feedbacks.

Estamos acostumados a achar que conseguimos dar conta de tudo, sem precisar contratar tanto pessoal de fora, mas se estamos falando sobre crescimento, precisamos buscar experts no assunto, ou ao menos ter tempo para parar e estudar sobre assuntos pertinentes à evolução da empresa.

Falando em gestão: você como dono de uma hamburgueria precisa ter em mente que em determinado ponto, sua atenção precisa estar voltada para o funcionamento do negócio, mas sem que isso exija de você 24 horas do dia. Tenha alguém para fazer os lanches, alguém para atender, e alguém para ajudá-lo na hora de contar estoque, conhecer produtos novos e resolver problemas corriqueiros do dia-a-dia (lembrando que aqui estou falando de empresas que já têm mais liberdade para operarem sozinhas, com caixa extra).

 

Sobre produto

Seus clientes sabem quando você toma o devido cuidado na hora de escolher os produtos para hambúrguer, e isso envolve sabor, textura, e aparência. Por isso, é essencial você pesquisar por vários fornecedores diferentes na sua região através da internet, a fim de testar, podendo até mesmo pedir a opinião de seus clientes, e assim inovar no negócio. Essa questão é uma das principais para você fidelizar a clientela e fazer sua hamburgueria famosa na cidade. 

  • Busque produtos que agregam valor à sua imagem, para criar expectativa e água na boca dos clientes
  • Produtos que mantêm o padrão, para que o cliente sempre tenha a mesma experiência quando retorna
  • Tenha em mente a praticidade. Quando você adquire produtos com uma boa durabilidade, que já vêm prontos, embalados, e cortados, seu tempo de entrega é mais ágil, você precisa focar em menos tarefas na hora de preparar o pedido, e consegue manter os pedidos girando mesmo em dias de grande movimento.

 

Ambiente

Se você tem um ambiente físico, precisa pensar em temas, focar em uma iluminação que crie um clima agradável e aconchegante, um som que condiz com o design do local e a sensação que você quer passar, mas sem exagerar no volume, é claro. 

Para isso, você pode tentar se aventurar nas ideias do Pinterest, ou ser mais prático, contratando um profissional especialista no assunto, como um arquiteto ou designer de interiores, mas sempre dando um toque da sua essência, pois no fim, é isso que diferencia seu estabelecimento de todos os demais.

 

Marketing 

Você que já nos acompanha, sabe que a Burger Foods é a única distribuidora no Estado que, além de oferecer os melhores produtos para hamburgueria, ainda fornece diversas dicas e estratégias para crescer seu negócio, afinal, se você cresce, nós também crescemos. 

Por isso, a parte do marketing deve seguir alguns critérios especiais. Na nossa página do Instagram, publicamos semanalmente diversas dicas para você implementar estratégias de posicionamento de marca de forma prática no seu negócio, enquanto lucra muito mais no processo. 

De forma resumida, você precisa trabalhar a imagem e sabor, usando de fotos suculentas, cores vivas, e que trazem um pouco do tema da sua hamburgueria. As pessoas que caem no seu perfil e se deparam com isso estarão ainda mais dispostas a conhecer seu local, ou revisitá-lo ao lembrar do sabor.

O segundo passo é criar anúncios para a sua região em horários específicos, como no horário do almoço e após o fim da tarde, divulgando promoções de happy hour, combos na promoção, e fotos dos lanches. 

Dentro do marketing, você precisa definir bem sua estratégia de precificação. Muitas vezes ficamos com medo de precificar, mas a verdade é que você precisa ser confiante na hora de ofertar produtos bons. Sendo assim, todos que veem o valor daquilo não vão se importar de pagar o que vale. Por isso você precisa ser criterioso.

Entender suas finanças faz você ter um controle melhor da precificação, e tem mais liberdade para criar promoções, como chopp em dobro, combos de lanches com bebidas, ou até mesmo para contratar atrações para o seu local. Por isso ter a noção de seus lucros e investimentos é essencial para evoluir no marketing da sua empresa.

 

Saiba ouvir e observar

Como cereja do bolo, para você ter certeza de que está crescendo, ou o que deve fazer em seguida, deve manter um controle mensal de suas despesas e receitas, além do movimento da loja, e dos feedbacks dos clientes. No fim, não existe anúncio melhor que a própria clientela, por isso pedir opiniões e feedbacks é extremamente necessário. Além de se ter uma visão de fora, você ainda mostra que se importa de verdade, e o faz se aproximar do estabelecimento, devido ao contato pessoal.

 

E agora?

Após ler esse guia, seu principal objetivo é tirar da teoria e trazer para a prática. Analise bem onde seu negócio se encontra hoje, quais os próximos passos de forma detalhada, e como você poderá crescer independente da época econômica, afinal, nós empresários precisamos ser maleáveis diante das adversidades políticas, econômicas e sociais. 

Não deixe de conhecer nossa linha completa de produtos para sua hamburgueria em Santa Catarina. Somos o melhor fornecedor de pães em SC, com uma ótima logística, produtos de qualidade internacional, e que vendem como água. 

 

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