Como começar a vender açaí | Guia completo para você vender muito o ano todo!

Sabemos como pode ser difícil iniciar um novo negócio, e principalmente se destacar no ramo. A linha de açaí, mesmo podendo estar saturada, pode abrir muitas portas para você, quando trabalhada da forma certa. Nesse guia vou te contar tudo que precisa saber para começar a faturar vendendo um produto excepcional, da forma correta! Vamos abordar:

  • Benefícios do Açaí
  • Como começar a vender açaí com pouco dinheiro
  • Como montar uma loja de açaí do zero
  • Quantos copos rende 5 litros de açaí
  • Qual a melhor marca de açaí para vender
  • Tem açúcar no açaí?
  • Qual o lucro da venda de açaí
  • Como calcular o preço de venda do açaí
  • Como manter o açaí congelado
  • Como montar um cardápio de açaí
  • Como divulgar meu açaí
  • Como inovar no açaí
  • Benefícios de vender açaí

Benefícios do Açaí

O açaí de verdade tem poderes antioxidantes, que ajudam no controle do colesterol, além de ter benefícios para o coração e as células do corpo, melhorando a circulação sanguínea. Esse produto ainda ajuda no combate ao envelhecimento das células, contribui para fortalecer a imunidade, e auxilia nos ossos e dentes, mas é claro, quando feito da maneira correta, e sem adição de tantos conservantes e doces.

Como começar a vender açaí com pouco dinheiro

Ao abrir um negócio, você tem a opção de vender apenas delivery, ou criar um espaço físico para permitir a permanência dos clientes no estabelecimento. Se você quer começar a vender açaí com pouco dinheiro, nós recomendamos começar apenas com delivery, e trabalhar muito bem o marketing da sua marca.

Você vai precisar ajustar os seus equipamentos, insumos, ingredientes adicionais, cardápio, embalagens, sua identidade visual, seu posicionamento nas redes e a linha que você quer levar sua marca. Comece focando no simples, com poucos ingredientes, os mais famosos de preferência, e que sejam muito bem manuseados para não haver contaminação.

Crie um cardápio de fácil visualização, e divulgue o máximo possível. O segredo para se destacar em meio a tantas marcas e lojas é a forma como você divulga e inova, mas veremos isso mais a frente.

Veja toda a legislação necessária para começar a vender, faça pesquisa no mercado referente aos preços e, principalmente, à qualidade. Sem qualidade, sua marca não vai durar e lucrar o quanto você gostaria. 

Capriche nos copos, com bastante açaí e ingredientes, pois você precisa conquistar clientes que se encantem com seu açaí, e voltem a querer repeti-lo ao invés de qualquer outro. E claro, faça uma precificação adequada de acordo com o que você investiu.

Não esqueça de fazer uma boa armazenagem dos seus produtos para não correr o risco de descongelar, estragar, ou ficar sem produtos por falta de estoque. Hoje você consegue um freezer por R$3000 em média, ou pode alugar de início para ver se o negócio dá certo para você.

 

Como montar uma loja de açaí do zero

Agora, se você quer investir em um lugar físico, precisa pensar na estrutura como um todo. Pense na localização, no tamanho do local, que não precisa ser tão grande, além de pensar no freezer, no display, se você quer fazer buffet livre ou montagem na cozinha… Coloque todos esses pontos no valor final do produto.

O principal ponto que você precisa lembrar é das amenidades. Se quer investir em um ponto bom, que chame a atenção, precisa ter uma estética agradável e confortável, com um visual que remeta ao que o açaí traz: frescor, leveza, praia, verão, calor e energia. Trabalhe as cores do ambiente, assim como a luz, e as músicas.

Veja as questões fiscais e tributárias, organize os dias de entrega de produtos, o estoque, horário de atendimento, precificação de produtos já adicionando os honorários dos atendentes, das contas de luz, água, e afins. 

Coloque tudo na balança para chegar de uma maneira que encante seus clientes, com um produto de qualidade e ambiente propício, que nada o impede de trabalhar ao mesmo tempo com delivery.

 

Quantos copos rende 5 litros de açaí

Tudo depende da forma como você vai dispor. Se o cliente pedir um copo de 300 mL somente com açaí, uma caixa renderá 16 copos, mas você precisa pensar que na maioria das vezes haverá acompanhamentos, que diminuirão a quantidade de açaí, e adicionarão outros produtos.

Nesse caso, é bom você fazer uma média de quanto gastaria em cada produto. Se possível, compre uma balança para fazer a pesagem dos produtos e garantir que está usando de forma inteligente o seu estoque, precificando da forma correta. Se você adicionar 10g de morango, 5mL de calda de chocolate, e 10g de confete, calcule quanto de açaí cabe no copo junto com esses acompanhamentos e tire uma média. 

Em um cálculo por cima, você usaria 260 mL de açaí, mais os acompanhamentos, podendo tirar uma ideia do lucro em cima disso. 

A mesma coisa acontece com uma caixa de açaí de 10 litros! O que, em muitas vezes, pode ser mais prática que a de 5, pois comporta mais produto e sai por um preço mais em conta. Tudo isso deve entrar dentro do seu cálculo na hora de abrir uma açaiteria.

 

Qual a melhor marca de açaí para vender

Para decidir, você primeiro precisa se atentar a detalhes importantes. Os clientes não gostam de açaí duro, muito menos em pedrinhas. Foque em buscar uma marca com cremosidade e consistência macia, para derreter levemente na boca do consumidor. 

O nível de doçura também é importante. Se você usar um açaí doce demais, seus clientes podem se sentir enjoados, principalmente se adicionarem acompanhamentos que deixam o produto ainda mais doce. 

O ideal é você usar um açaí sem açúcar e adoçar conforme o gosto do cliente, com melado ou guaraná, ou comprar uma marca que tenha a doçura ideal, como é o caso do Açaí Santa Marta, uma marca catarinense que recentemente adicionamos ao nosso catálogo e vem fazendo muito sucesso nas vendas, justamente por encaixar em todos os requisitos para cair no gosto dos consumidores.

Se você quer saber mais sobre esse produto, condições de entrega e valores, pode falar com a gente clicando aqui.

 

Tem açúcar no açaí?

Depende da marca. Em açaiterias com pegada mais fitness, geralmente um açaí mais puro é utilizado, e adoçado de acordo com o gosto do cliente, com guaraná, mais doce e calórico, ou melado, mais natural. Mas isso depende do que você precisa e quer passar com o negócio. 

No início recomendamos pegar uma marca que seja um meio termo, que satisfaça os amantes de doce ao usar mais acompanhamentos, ou os mais fitness, que preferem frutas ou mesmo puro.

O açaí Santa Marta possui açúcar na dose ideal, e você pode saber mais sobre clicando aqui.

 

Qual o lucro da venda de açaí

Hoje, nossos clientes cobram em média de R$10 a R$14 um açaí de 300mL. 

Em um açaí sem acompanhamentos, você teria um custo de R$4,50 em açaí (preço calculado com base no preço do açaí Santa Marta de 10L na data de 18 de janeiro de 2023), e R$0,18 com as embalagens como copo, tampa e colher, caso queira fornecê-la também. Descontando os valores de luz, água, e mão de obra, cobrando um valor mínimo de R$10 para um copo sem acompanhamentos, você já conseguiria um lucro de R$5,32 por venda.

Agora, para um copo de 300mL com acompanhamentos, você precisa calcular exatamente o custo de cada acompanhamento, separar por peso (uma balança de cozinha é recomendada para facilitar esse processo) para sempre manter um padrão na montagem do açaí, e dividir de forma que fique proporcional ao tamanho do copo.

Imaginemos um copo de 300mL que você adicionará 240mL de açaí (R$3,59), 10g de morango (R$0,23 em média), 10g de leite em pó (R$0,55 em média)  e 10g de leite condensado (R$0,12 em média), mais a embalagem (R$0,18). Você teria um custo bruto – sem mão de obra, luz, água e aluguel, de R$4,67. 

No caso, o ideal é cobrar à parte cada acompanhamento, ganhando um lucro maior em cima. Facilmente um açaí desses poderia ser vendido por R$18,00 cobrando o copo de R$10, o morango por R$2,00, o leite em pó por R$3,00 e o leite condensado por R$3,00. 

Saca só esse lucro! E diversas receitas podem ser feitas em cima, sempre cuidando com os cálculos finais.

Lembrando que os valores foram feitos com base em valores de venda na internet, podendo variar para mais, ou para menos.

 

Como calcular o preço de venda do açaí

O ideal é calcular primeiramente os custos de mão de obra, matéria-prima, energia, água, aluguel, e aí sim ver uma margem de lucro que condiz com suas despesas e com o valor proposto no mercado. Mantendo de 10 a 20% de margem em cima pode ser uma boa ideia.

 

Como manter o açaí congelado

Esse é um ponto muito importante a se atentar. Após descongelado, o produto não pode ser congelado novamente. Ele perde sua consistência, perde sabor, e separa os ingredientes da caixa em diversas partes, perdendo totalmente a qualidade.

A temperatura ideal de armazenamento deve ser de -18°C, e é essencial manter os cuidados do freezer para que o produto não venha a derreter por problemas de energia, no motor ou armazenamento indevido.

Preze sempre pela qualidade do seu produto!

 

Como montar um cardápio de açaí

Para esse ponto, o ideal é você criar uma identidade visual do seu estabelecimento, com cores chamativas e padronizadas. Usar imagens em alta resolução, e se possível colocar foto do seu próprio produto, e não pegar da internet. Isso já vai facilitar para seu cliente saber o que vai receber. 

Por isso, a apresentação do seu açaí deve ser boa, e bem pensada. Cores vivas, fotos com bastante iluminação, um fundo claro e arejado, que remete ao frescor do produto… e no cardápio informe, em uma simples página, os ingredientes disponíveis juntamente com os valores, de forma que seu cliente peça rápido e sem precisar pensar muito.

O legal é você colocar os produtos na ordem de produção: primeiro os tamanhos (com a foto dos potes ou copos ilustrativos), depois os acompanhamentos divididos em “frutas”, “doces”, “caldas”, “adicionais”… tudo da forma mais organizada e interpretável possível.

 

Como divulgar meu açaí

Redes sociais! 

Trabalhe muito bem a forma como você mostra seu produto por meio do Instagram, deixando bem claro na biografia seu endereço, o que oferece, e um link para o whatsapp ou canal de pedidos. 

Todos os dias coloque fotos de diferentes copos que você montou, focando na iluminação, no fundo contrastando, nos ingredientes bem distribuídos… tudo para gerar água na boca dos seus clientes.

É legal também criar promoções do dia, com opções mais tentadoras em dias de menor movimento para atrair mais público, divulgando da melhor forma nas redes sociais, garantindo a visibilidade dos seus produtos na internet.

Interaja com seus clientes pelos stories, mostre seu ambiente, e crie uma boa página de vendas no Ifood para ganhar a atenção além de seus concorrentes.

 

Benefícios de vender açaí

Além de ser super requisitado no verão, você tem um baixo custo relativo, pensando na margem que você pode alcançar, e em outros produtos similares que você pode explorar após um tempo no mercado. 

Dependendo do ponto de atração, você consegue captar muitos clientes, e expandir para a venda de lanches, milk shakes, bebidas refrescantes e drinks. Explorar as estações do ano para esse tipo de negócio é essencial.

No nosso catálogo você consegue conferir todas as opções para o seu negócio, garantindo muita qualidade e sabor de verdade no cardápio. Não deixe de conferir e trocar uma ideia com a gente sobre marketing e posicionamento digital do seu negócio aqui nas redes!

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